INSTITUIÇÕES E ATIVIDADES

amog.jpg

AMOG_ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES DE GALÓPOLIS

A Associação dos Moradores de Galópolis (AMOG) foi fundada em 1988 com o intuito de buscar representatividade junto ao poder público, sendo uma associação civil, de caráter político apartidário e não econômico. Sua principal finalidade é reunir e agregar os moradores motivando-os no sentido de participarem ativamente na busca de soluções para os problemas coletivos junto ao poder público.

certificado.png

PONTO DE CULTURA GALÓPOLIS_FORTALECENDO LAÇOS

Certificado pelo Ministério da Cultura através da Lei Cultura Viva (13.018/214) em 2018, o Ponto de Cultura Galópolis Fortalecendo Laços é um braço da Associação dos Moradores de Galópolis (AMOG) que cuida dos eventos e da programação cultural do bairro. Como exemplos bem-sucedidos, podemos citar a programação de natal chamada Magia de Natal no Vale Iluminado que já completa 12 edições; a Semana de Galópolis, que é um evento bianual que acontece deste 1975 com o apoio da AMOG; e dentre outros eventos como o Cinema de verão, Semana dos Museus, Galópolis Ativa e Festival de Esportes, que também fazem parte da programação do Ponto de Cultura.

Cartão amigópolis.jpg

AMIGÓPOLIS

A Amigópolis é uma organização de trabalho voluntário que através das rendas obtidas no Brechó Solidário semanal, ajuda recolhendo os animais de rua, financiando tratamentos, castrações e dando suporte a famílias acolhedoras que não tem recursos para tratar seus animais.

tapete-artesanal-de-croche-womencrochet.jpg

CLUBE DE MÃES_LA MAMA & GALOARTE

O Clube de Mães La Mamma nasceu e firmou suas raízes no Grupo Escolar Paraná, em 1975 e tornou-se uma voz ativa na comunidade de Galópolis, unindo as mulheres de diferentes faixas etárias em torno de objetivos comuns, encorajando e despertando lideranças atuantes até os dias de hoje.
Encontrando-se semanalmente de forma voluntária, as integrantes desenvolvem uma série de projetos sociais educativos, baseados na troca de experiências em artesanato. Com o passar do tempo, além de desenvolver o convívio e a sociabilidade, o Clube iniciou um trabalho de solidariedade, através de confecções e doações de enxovais, roupas e agasalhos a diversas entidades sociais.
Além disso, se faz presente nos eventos da comunidade, colaborando com as escolas, igreja, Semana de Galópolis, Festa da Uva e outras entidades, sempre de forma graciosa e altruísta. Já o Galoarte foi um grupo de artesanato que surgiu a partir do programa Arte de Empreender da Prefeitura de Caxias do Sul, programa este também destinado a melhor idade.

 
005.png

MUSEU DE TERRITÓRIO

O Museu de Território de Galópolis surgiu com o intuito de preservar as relações da comunidade do bairro Galópolis com a sua paisagem cultural, sua história, sua memória e sua identidade. Fazendo uso da metodologia da Museologia Social, ele foi concebido pela museóloga Tânia Tonet por meio do Instituto Hércules Galló ainda no ano de 2015, quando teve seu núcleo expográfico inaugurado nas residências que pertenceram a Hércules Galló, caracterizando a sua primeira etapa. A fase II do projeto alcançou outros 14 espaços representativos da região, que, em 2019, receberam totens alusivos à sua história. Porém, um museu comunitário - característica que assume pela sua tipologia social - não o é sem a participação ativa dos sujeitos que representa: por isso, a sua construção e requalificação é contínua e dinâmica, expressa nas próximas fases, como a fase III, que será desenvolvida via Ponto de Cultura Galópolis Fortalecendo Laços com a intenção de tornar os moradores de Galópolis os responsáveis pela gestão do seu próprio museu, do seu território, de sua história e memória coletiva, sendo capazes de estimular o turismo de base comunitária na região.

22183626_1544691_GD.jpg

PACTO DE AMIZADE – GALÓPOLIS /CORBOLA (ITÁLIA)

O Pacto de Amizade entre Galópolis (Caxias do Sul - Brasil) e Córbola (Itália) foi assinado em Caxias do Sul e Assinatura do Pacto em Caxias do Sul e Córbola, respectivamente em agosto de 2018 e março de 2019. O estabelecimento do pacto, além de estreitar os laços entre ambas as localidades, busca oportunizar uma série de projetos e atividades por meio do intercâmbio cultural, dentre elas cursos de restauro (a serem realizados na Itália), cursos de Língua Italiana (para estudantes no regime de contraturno e pessoas da terceira idade), cursos de gastronomia baseados nas particularidades de cada local e demais projetos culturais - como já concluído “O abraço dos jovens" (que premiou produções artísticas, fotográficas, literárias e audiovisuais de estudantes das escolas de Galópolis e Córbola que representavam suas respectivas realidades, fazendo-as atravessar o oceano) -, e econômicos, conforme as necessidades de cada comunidade.

Fabrics4Fashion-1-min-1024x683.jpg

PESQUISA E PRESERVAÇÃO PATRIMONIAL

Núcleo de pesquisa e preservação voltado à valorização do patrimônio cultural e da memória local, com o objetivo de salvaguardar artefatos doados por moradores, entidades e empresas de Galópolis, além de oferecer amplas possibilidades de pesquisa, ensino e profissionalização nos campos da Arquitetura, Educação, História, Indústria Têxtil, Moda, Sociologia, Teologia e sobretudo de forma interdisciplinar, garantindo sua preservação por meio da sua difusão em diferentes meios. O acervo que irá compor o núcleo vai desde amostras da tecidoteca do antigo Lanifício São Pedro (com peças datadas do início do século XX, com fichas técnicas escritas à mão), fotografias e negativos pertencentes aos primeiros ocupantes do território, até documentos recentes, como os de consolidação da Associação dos Moradores de Galópolis, dentre tantos outros que poderão ser incorporados à vasta reserva técnica, que contará com a estrutura necessária ao seu acondicionamento.

up-ag-21243-93ee0de6-224c-6733-2890-4ab5fd6d0c50.jpg

BIBLIOTECA

Composta por livros e periódicos, impressos e digitais, disponibilizados gratuitamente para a comunidade do bairro Galópolis e região com o objetivo de garantir a fruição e o estímulo à imaginação por meio da leitura e da contação de histórias mediada de acordo com a realidade de seu público.

 
como-montar-um-atelier-de-costura.jpg

ATELIER DE TECIDOS E COSTURA PROFISSIONALIZANTE

Os Ateliers de costura e os cursos profissionalizantes destinados a indústria têxtil têm o intuito de qualificar a mão de obra local e produzir indumentárias para eventos e espetáculos, com iniciativa e participação da comunidade e busca por parcerias institucionais.

PROJETO-DE-COZINHA.jpg

CURSO DE GASTRONOMIA LOCAL PROFISSIONALIZANTE

Curso de gastronomia voltado para a culinária da imigração italiana na região da serra gaúcha, valorizando este importante patrimônio cultural. Partindo de um grupo estruturado por iniciativa da comunidade e traçando parcerias com entidades locais e internacionais através do pacto de amizade entre Galópolis-Córbola (Itália), o curso gerará oportunidades de aprendizado acerca da gastronomia local, de fomento à consolidação de uma produção agrícola forte na região (ao utilizar insumos produzidos nas redondezas) e de administração, ao ser responsável por gerenciar atividades internas do Centro Comunitário e Cultural Galópolis, como a operação do restaurante, café e demais eventos realizados no salão de festas.

instrumentos-musicais-e-escola-de-musica-taubate-sao-paulo-sp.png

MUSICA DANÇA & TEATRO_ ATIVIDADES DE CONTRATURNO PARA AS ESCOLAS

Aulas de música, dança e teatro destinadas aos alunos das escolas locais no contra turno com o intuito de promover as capacidades artísticas criando grupos de espetáculos que podem ser utilizados na programação de eventos do Ponto de Cultura entre outros.

guia-de-turismo-profissao.jpg

FORMAÇÃO DE MEDIADORES PARA O PATRIMÔNIO CULTURAIS PROFISSIONALIZANTE

Por meio do Núcleo de Gestão, Pesquisa e Preservação Patrimonial oferta-se ainda oficinas de educação patrimonial de acordo com a realidade de seu público e atividades profissionalizantes para formação de mediadores para o patrimônio cultural, atuando diretamente no desenvolvimento do senso de pertencimento, valorização da identidade através da qualificação de seus agentes culturais para atuação direta no território em que vivem e fomento ao turismo de base comunitária.

 
atividades.jpg